quinta-feira, 3 de julho de 2014

Parede Verde




imagem: Interior Project | Dazen.co

JARDINS VERTICAIS




O post de hoje é sobre um jardim vertical que vem se tornando uma tendência e fica bem bacana!

No final da construção sempre acabam sobrando alguns materiais e que ainda podemos aproveita-los para criar algumas decorações, por exemplo no caso da nossa parede verde. (Lembrando que o ideal e o mais correto é pensar o projeto de paisagismo junto com o projeto arquitetônico!) 

O paisagismo agrega e valoriza extremamente ambiente o arquitetônico e por isso é muito importante que esse processo tenha o seu andamento juntamento ao projeto de concepção do ambiente completo.

Bom, a ideia para o jardim é aproveitar os canos de PVC que sobram e neles são feitos furos, com serra copo para colocação das plantas, com espaçamento de 30cm (quanto mais juntinho melhor).

  


Também foram feitos os apoios de sustentação das telhas com os próprios canos.

As telhas foram parafusadas aos canos e dois tirantes de cabos de aço foram colocados atrás da estrutura para contrabalancear a carga extra de terra e plantas. Ficando assim mais segura sem correr o risco de tombar. Esses cabos são dispensáveis no caso da estrutura ser fixada em um muro, por exemplo. Neste caso deve-se observar quanto de carga o muro pode suportar.

A eleita para protagonizar esse painel foi a charmosa Rhipsalis! Elas foram colhidas de jaqueiras e transferidas para lá. Como elas ficam mais confortáveis na sombra e nosso painel era num local mais ensolarado a rega teve que ser mais cuidadosa (2 vezes ao dia). A pintura foi só com Galvite, que é uma base para pintura em metal.


domingo, 22 de junho de 2014

Casa Consciente














CONSUMO CONSCIENTE PARA SUA CASA
Escolha roupas de cama de algodão de industrias brasileiras,de preferência 100% algodão.
Use lâmpadas econômicas e sensores de presença
Prefira artesanato e decoração locais,estimulando e valorizando as comunidades.
Use produtos à base de ingredientes naturais e biodegradáveis
Instale redutores de vazão nas torneiras e chuveiros
Estude como reaproveitar tudo o que for possível




Na Cozinha
Escolha alimentos saudáveis e sempre frescos
Diminua ou pare de comer carne bovina, pois a mesma produz muito CO2
Selecione eletrodomésticos que poupam energia
Instale redutores de vazão nas torneiras
Coloque triturador de resíduo orgânico no sifão, o liquido gerado pelo menos poderá ser usado como adubo para as suas plantas
Faça a separação do LIXO.




Na Área de Serviço
Compre máquina de lavar ECO, ela reduz a quantidade de água usada para lavar a roupa
Compre ferros de passar roupas com potencial econômico de energia
Escolha apenas produtos de limpeza biodegradáveis

EM TODA A CASA, PENSE:
Móveis planejados, só se for com madeiras certificadas.
Demais móveis, ou que sejam de madeira certificada ou de madeira de demolição
Compre produtos naturais que estimulem o comércio justo(ajuda ao desenvolvimento de comunidades locais mais pobres)
Dê emprego a pessoas que morem mais perto, isso evita o uso de transporte que gere CO2.
PENSE E AJA de forma CONSCIENTE, 
pois atitudes INTELIGENTES fazem toda a diferença !!!





Fontes:
www.conceitoa.net
www.saota.com

domingo, 15 de junho de 2014

Bangalôs























VIVA JUNTO À NATUREZA


Imagine você sentado em alguma destas varandas, ao lado dessas águas verdes e serenas, no meio da mata ou até mesmo na fazenda, no quintal da sua casa com um paisagismo bem caprichado tomando uma caipirinha imaginando árvores e montanhas no quintal.

 

A sensação que o bangalô passa é de conforto, geralmente eles são mais utilizados e construídos para atrair turistas. Com a proposta de explorar o espetáculo da natureza, como em alguns Resorts que se utilizam da arquitetura do bangalô para integrar a ideia de conforto, descanso, paz aos hospedes com o meio natural do ambiente, quer seja numa linda praia, numa lagoa, numa fazenda, na montanha, na serra.




No entanto o bangalô é, na verdade, um tipo de casa muito popular na América do Norte. Essas casas são tradicionalmente pequenas, de um só andar e com varanda. Os bangalôs modernos são um tipo de casa normalmente de um andar ou um andar e meio e podem ser muito grandes.

 

Então, se você pretende construir uma casinha aconchegante, com um custo baixo, confortável, integrada à natureza, construa um BANGALÔ com matérias sustentáveis, que preservam o bem estar dos nossos bens naturais,como o uso de materiais naturais locais, cores naturais, telhados inclinados ou empena, estruturas de coberturas expostas,varandas modestos, foco em paisagismo e um equilíbrio do desenho do projeto do bangalô com o meio exterior,a integração com a natureza.


Fontes: www.arcoweb.com.br

sábado, 14 de junho de 2014

Horta de apartamento:




















SABOR EM POUCO ESPAÇO

Por que não cultivar dentro da nossa própria casa temperos e hortaliças frescas que estão sempre presentes na cozinha? Diferente do que muitos acreditam, hortas não são exclusividade de quem mora em casa, isso é possível mesmo morando em apartamento, independente da dimensão do espaço, pois temos muitas soluções para cultivarmos um pouco de verde em nossas vidas e apreciarmos o prazer deste hobby.
Os espaços como varanda e janelas são boas opções para investir no cultivo de plantas, flores e hortaliças. Há uma gama de temperos que podem ser cultivados em vasos ou jardineiras sem ocupar muito espaço como salsa, manjericão, alecrim e coentro. O lugar deve ser arejado e ensolarado, regando uma vez por dia, de preferência em horários em que o calor é mais ameno.
Além da praticidade de termos sempre a mão alimentos frescos, livres de agrotóxicos, ajuda também a valorizar a decoração do ambiente, compondo com estilo a decoração.
Confiram as imagens abaixo e inspirem-se, depois é só caprichar na cozinha e oferecer aquela refeição com um toque mais que especial!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Mobiliários para Varanda

imagem: Interior Project | Dazen.co   -   Render | Fuel Design
VARANDAS COMO EXTENSÃO DA SALA
A tendência nos novos projetos de apartamentos é tratar a varanda como extensão da sala de estar, quase tornando um ambiente só, quase sem notar o limite entre os dois ambientes. Por isso, vamos tratar dessa nova área social que vem ganhando muito charme e atenção!
Por menor que seja a varanda, com os móveis certos, dá pra criar um ambiente aconchegante e acolhedor, com muito estilo e beleza. Invista em mesas e cadeiras pequenas, não precisa de uma quantidade grande de móveis. As plantas darão o acabamento que você precisa para um ambiente aconchegante. Invista em jardins verticais, eles ocupam pequenos espaços e não atrapalham a movimentação de pessoas. Além disso, dão um ambiente super natural ao seu cômodo.
Os melhores materiais para o mobiliário da sua varanda são os de juta, bambu, madeira… Todos com toque rústicos e resistentes ao sol e chuva. Mas sempre leve e suave! Outra dica são os candelabros para criar um ambiente com clima Zen.
No mercado, cada vez mais opções estão presentes para quem quer investir nesse espaço. Não esqueça que, como as varandas estão cada vez mais interligadas com a sala de estar, ela deve ser combinada com a decoração desse cômodo para criar uma harmonia entre os espaços!